sexta-feira, 3 de maio de 2013

Iniciação à Culinária e Técnicas Básicas


Iniciação à Culinária e Técnicas Básicas

6 Sessões de 2h00 cada (tempo mínimo)
Horário. Sábados (10h00 – 12h00)
Número de Formandos: Mínimo 6 Formandos - Máximo 8 Formandos

Nota: Possibilidade de existirem sessões extras a pedido dos formandos com valor a combinar posteriormente.

Programa (Datas a indicar após preenchimento das vagas):
1ª Sessão – __/__/2013 – Técnicas Básicas de Culinária + + + Sopas
2ª Sessão – __/__/2013 – Técnicas Básicas de Culinária + + + Peixes
3ª Sessão – __/__/2013 – Iniciação à Culinária + + + Carnes
4ª Sessão – __/__/2013 – Iniciação à Culinária + + + Vegetais
5ª Sessão – __/__/2013 – Iniciação à Culinária + + + Aproveitamento de sobras
6ª Sessão – __/__/2013 – Iniciação à Culinária + + + Sobremesas

O conteúdo e/ou alinhamento das sessões poderá ser alterado e/ou adaptado, consoante o nível demonstrado pelos formandos.

Todo o material necessário à realização do programa será fornecido pela Sabores Qb.

No decorrer do programa, será fornecida aos formandos, documentação necessária ao mesmo, incluindo-se um Manual de Técnicas e conhecimentos de Cozinha e um conjunto de receitas de Iniciação à Culinária.

Para quaisquer esclarecimentos adicionais contacte-nos através do e-mail saboresqb@vodafone.pt



Descrição do Programa

Durante o programa iremos abordar primeiramente as Técnicas Básicas de Culinária, como sendo a familiarização com os utensílios de cozinha, a preparação dos alimentos a serem cozinhados, a noção de tempos em culinária, a escolha certa de carnes, peixes e vegetais, as noções de conservação, métodos e diferenças de descongelamento, utilização de microondas, entre outros temas.

De seguida tentaremos abordar a confecção de pratos simples subindo gradualmente a dificuldade dos mesmos consoante a progressão dos formandos. Desde a sopa à sobremesa, passando pelos pratos de peixe e carne, tentaremos dar aos formandos noções básicas para uma correcta Iniciação à Culinária.

Igualmente será dada importância ao aproveitamento de sobras de refeições para que em tempos de crise, não se desperdice algo tão valioso como são os alimentos.

Apesar de em cada sessão existir um tema base e de serem confeccionados sempre pelo menos dois pratos, um deles terá directamente a ver com o tema da sessão, sendo que o(s) seguinte(s) poderão ou não ter a ver com o tema da sessão, visto que poderá ser necessário adaptar as sessões à progressão dos formandos ou rever situações de sessões anteriores.

Em cada sessão, existirá igualmente uma pequena parte dedicada à enologia, identificando quais os vinhos mais adequados para cada tipo de prato.

No final das seis sessões e caso o grupo pretenda abordar novos temas ou aprofundar alguns dos temas dados, poderão ser marcadas novas sessões a combinar no momento.

Na conclusão do programa de Iniciação à Culinária e Técnicas Básicas, pretendemos que os formandos possam ter enriquecido o seu nível culinário de modo a poderem entrar na cozinha sem qualquer preocupação de falhar.

A Equipa Sabores Qb

Sem comentários:

Enviar um comentário